A DUPLA
Duo
Porquê coreografar também objectos?
Qual o papel que um coregrafo(a) pode ter a deliberar sobre a forma como os sons de uma composição sonora se movimentam no espaço “surround”, será isto coreografia?
Algoritmos invisíveis decidem sobre o que vai aparecer no próximo tempo de ecrã dos nossos dispositivos electrónicos, definem como dançam os nosso olhos entre um e outro instante de ecrã?
O movimento das coisas, visíveis e invisíveis está por todo o lado, que tempo damos à contemplação activa da nossa envolvente?
Falamos uns com os outros à distância, sem fios por canais invisíveis de comunicação, ajudados por ondas que vão e vêm dos satélites para lá da estratosfera, que atenção damos nós ao vizinho da porta ao lado?
Podemos então coreografar até coisas invisíveis como o som?
Quem tentar responder a estas perguntas não terá dificuldade em perceber porque razão uma bailarina e coreógrafa se junta a um pianista compositor para elaborar obras de arte com um pé nas artes visuais e outro pé nas artes performativas.
A paixão pela causalidade e a necessidade de contemplação activa dá o combustível à dupla de artistas Marta Cerqueira e Simão Costa. Em paralelo com as suas carreiras a solo ou em diversos formatos e colaborações com outros criadores contemporâneos, nasce um território comum, uma poética partilhada.
Todas as informações visuais em movimento determinam/reclamam um coreógrafo(a)
Todos as informações auditivas determinam/reclamam um compositor(a)
Somos todos filhos do pó do universo, matéria relativamente inerte apesar de viva.
Todos temos corpos em movimento, todos dançamos “Dança de Materiais Inertes”.
MARTA CERQUEIRA é bailarina, coreografa. Dedica-se desde 2001 à interpretação, pesquisa e criação artística na área da artes performativas. Mais recentemente estendeu também os seus interesses e práticas profissionais às artes visuais (instalação).
Com uma sólida formação em dança clássica e moderna completou o curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa/2001. Após este curso e na qualidade de bolseira do IPAE desenvolveu um programa de estudos em Nova York, focado nas técnicas de dança e peças de repertório de Martha Graham,Trisha Brown e Merce Cunningham, prosseguiu a sua formação em Berlim e Lisboa onde fez formação em estudos do Corpo e do Movimento no CEM. Teve contacto com diversos coreógrafos e performers contemporâneos no Curso de Criação Coreográfica da Fundação Calouste Gulbenkian.
Desde o início da sua carreira que se interessou por abordagens multidisciplinares tendo integrado os projectos COLINA04(PT) e Point to Pointe Program, 4th Asia- Europe Dance Forum/06(PL).
Em 20 anos de dedicação exclusiva à criação e interpretação, trabalhou com artistas de diversas áreas disciplinares apresentando-se em Portugal, Espanha, França, Suiça, Alemanha, Holanda, Croácia, Sérvia, Grécia, Líbano, Suécia, Noruega, Finlândia, Polónia, Escócia, Canadá, Argentina e Brasil.
Conta no seu percurso profissional com um alargado conjunto de experiências: como actriz de cinema nos filmes de: Jeanne Waltz, Manuel Guerra, Tiago Guedes e Frederico Serra; como artista convidada da Companhia de Teatro do Chapitô onde interpretou e co-criou peças de larga circulação internacional, premiadas tanto a nível nacional como internacional; como assistente/ensaiadora dos coreógrafos Sofia Dias & Vitor Roriz, Marlene Monteiro Freitas e Tânia Carvalho.
Como performer nas criações vídeo de Kamila Chomicz, Luis da Matta Almeida/Zeppelin Filmes, Alexandro Farto/Vhils e na performance Extensões do Corpo da artista visual brasileira Adriana Barreto.
Criou os espetáculos MUTE (2016-18), um solo de dança em parceria com o compositor e artista visual João Bento.
SubLinhar (2018-22), um solo de dança para crianças (peça selecionada pelo Aerowaves Twenty21).
#3Movediço e #4Ar, espetáculos da coleção “Dança de Materiais Inertes” do qual é autora em co-criação com o pianista e compositor Simão Costa.
A Dança e o Movimento são o motor principal da sua pesquisa e forma de pensamento.
O seu trabalho abrange várias formas que focam a dança, quer através da coreografia e/ou “por entre” formatos próximos às artes visuais,. Interessada na prática da composição coreográfica, aplicada não só ao corpo humano mas também a outros materiais/ matérias possíveis de coreografar.
SIMÃO COSTA é músico, compositor e artista transdisciplinar. O seu trabalho encara o SOM como material plástico, tangível e físico explorando-o na sua dimensão musical, fenomenológica, percetiva, visual e cultural.
Trabalha composição, improvisação, código, exposições/ instalações, circuit bending, sonorização de dados a solo e em colaboração com outros músicos, artistas visuais, performers, atores, encenadores, bailarinos e coreógrafos.
Pianista de formação, acabou o curso do conservatório nacional em 1998 com 20 valores, prosseguindo para a Escola Superior de Música e Codarts Rotterdam.
Integrando a faceta de pianista como ferramenta ou centro dos seus projetos, abraça a composição musical e as artes visuais, digitais e interativas num percurso multidisciplinar com forte relação com outras disciplinar artísticas e com a ciência e novas tecnologia.
É membro fundador e diretor artístico da MãoSimMão - associação cultural tendo desenvolvido projetos de criação assinando a solo ou em co- criação com outros artistas. Mantém colaborações regulares [coletivos] com: Marta Cerqueira (Dança de Materiais Inertes - coleção), João Calixto (ISAsoundbox), Yola Pinto (YPSC_Transduction), Ana Trincão, Sónia Moreira. (SAS Orkestra de Rádios).
Enquanto músico convidado colaborou com João dos Santos Martins, Tónan Quito, Vera Mantero, Ana Martins, José Carvalho, Miguel Azguime, Sílvia Real, Sérgio Pelágio, Rosinda Costa, Aldara Bizarro entre outros.
Podemos encontrar o seu trabalho em palco, em disco, em código, em galeria, em museu, na rua, em livro, tocando as áreas da música, artes performativas e das visuais contemporâneas. Como artista visual expõe individualmente e coletivamente desde 2007. O seu trabalho foi apresentado em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Polónia, Holanda, Reino Unido, Itália, Suécia, Áustria, Estónia, Roménia, Brasil, Chile e Uruguai.
Foi 1º Prémio no 34th International Competition of Electroacoustic Music and Sonic Art / Bourges - 5th category: music work for dance or theatre - promovido pelo IMEB.
Da circulação nacional e internacionalização do seu trabalho destacam-se os trabalhos mais recentes:
Vulcão - video dança para RTP palco Programa Próxima Dança com Bruno Canas e Bruno Alexandre, ENcode - YPSC_transduction com Yola Pinto, #6Propagação, #5Balancé, #4Ar Dança de Materiais Inertes com Marta Cerqueira,
“Beat With Out Byte - unLearning Machine” - piano - Cipsela Records
ISAsoundbox “Sound Stippling” no NaturLese-Museum - Austria
SAS Orkestra de Rádios [Palvão Albino]
Exposições Silêncio e Sinestesia e Null Allele and Frequency na [Mute Gallery]
Exposição coletiva Musas Inspiradoras, Casa da Cerca, Almada
Vive e trabalha em Lisboa.
Choreograph objects as well? Why? What role can a choreographer play in decision making process of composing a “surround” sound space, is this choreography?
Invisible algorithms decide what will appear in the next screen time of our electronic devices. They decide about the dance our eyes perform in front of the screen? The movement of things, visible and invisible is everywhere. how much time do we spend in active contemplation of our surroundings? We talk to each other at a distance, wirelessly through invisible channels of communication, aided by waves that come and go from satellites beyond the stratosphere. What attention span we give to our neighbor next door?
Can we choreograph invisible things like sound?
Whoever tries to answer these questions will have no difficulty in understanding why a dancer and choreographer joins a music composer and pianist to create artworks influenced by visual arts and performing arts.
The passion for causality and the need for active contemplation gives fuel to the artists Marta Cerqueira and Simão Costa. In parallel with solo careers in “Dança de Materiais Inertes” common territory and shared poetics is born.
All visual information in motion determines / claims a choreographer. All auditory information determines / claims a composer. We are came from dust of the universe, we are relatively inert matter despite being alive. We all have bodies in motion, we all dance “Dance of Inert Materials”.
MARTA CERQUEIRA began dancing professionally at the age of 18. She has devoted her 20-year career exclusively to the performing arts.
On graduating at the age of 18 from the National Conservatory Dance School in Lisbon, she chose contemporary dance to be the epicentre of her multifaceted professional life. With a solid background of classical and modern dance training, she attended several dance schools and studios in New York, Berlin and Lisbon, where she completed the Choreography Course of the Calouste Gulbenkian PGCCA Foundation.
From an early age she has shown an interest in multidisciplinary approaches (COLINA04(PT), Point to Pointe Program, 4th Asia- Europe Dance Forum/06(PL). She has worked and collaborated with several choreographers and directors: Anke Blonde, Bruno Pradet, Beatriz Cantinho, Clara Andermatt, Catarina Requeijo, Errol White, Giacomo Scalisi, John Mowat, Luís Guerra, Leonor Keil, Manon Oligny, Maria Ramos, Miguel Moreira, Paulo Ribeiro, Peter Michael Dietz, Sofia Neuparth and Tânia Carvalho among others. She was a guest artist at the Companhia do Chapitô, where she performed and co-created pieces of wide international circulation.
She has collaborated in dance pieces created by Sofia Dias & Vitor Roriz, in videos by Kamila Chomicz, Luis da Matta Almeida/Zeppelin Filmes, Alexandro Farto/Vhils and in the performance “Extensões do Corpo” by Adriana Barreto. She worked as an assistant in Marlene Monteiro Freitas’ project "Prisão" and in the restaging of “Tecedura do Caos”, a Tânia Carvalho piece for the Portuguese National Ballet Company.
She has worked in films directed by Jeanne Waltz, Manuel Guerra, Tiago Guedes and Frederico Serra.
With the support of the GDA Foundation (Gestão dos Direitos dos Artistas - Management of the Rights of Artists), she completed the teacher certification course of the DanceAbility method with Alito Alessi.
Throughout her professional career she has created and participated in shows presented in Portugal, Spain, France, Switzerland, Germany, Holland, Poland, Greece, Lebanon, Sweden, Norway, Finland, Scotland, Canada, Argentina and Brazil.
She recently created and performed in “MUTE”, a dance solo that she continues to present and develop in partnership with the composer and visual artist João Bento and "SubLinhar", a contemporary dance show for children.
She has been exploring formats close to the visual arts, especially in the context of “Dança de Materiais Inertes” (2016-2020) a collection of installations and shows that she developed in partnership with the pianist and composer Simão Costa, in creating installations / exhibitions and shows.
She lives and works in Lisbon.
SIMÃO COSTA (born in1979, Lisbon, Portugal), musician, composer and transdisciplinary artist.
SOUND is the main concern in his art making, based on researching the possibilities and dimensions of sound as a phenomenon, especially its musical, phenomenological, perceptive, visual, cultural aspects. While exploring its kinetic, mechanical and robotic potential by looking at sound as plastic, tangible and physical material.
His starting point is classical piano training at the Music School of the National Conservatory, from which he graduated in 1998 with 20/20). He earned a bachelor’s degree from the Lisbon Superior School of Music and later studied at Codarts University for the Arts, Rotterdam, the Netherlands.
Along with playing the piano, he’s embraces musical composition and visual, digital and interactive arts in a multidisciplinary pathway that has a strong relationship with other artistic disciplines and with science / new technologies.
He is a founder and art director of MãoSimMão - cultural association.
He works solo and/or in co-creation with other artists. He maintains regular [collective] collaborations with: Marta Cerqueira (Dance of Inert Materials - collection), João Calixto (ISA sound box), Yola Pinto (c_Vib and SYN.Tropia), Ana Trincão, Sónia Moreira. (SAS Orkestra de Rádios).
As a guest musician, he’s collaborated with João dos Santos Martins, Tonan Quito, Ana Martins, José Carvalho, Miguel Azguime, Silvia Real, Sergio Pelágio, Rosinda Costa, José Laginha, Marina Nabais and Aldara Bizarro among others.
His work can be shown on stage, on disk, in code, in a gallery, in a museum, on the street, in a book, touching on the areas of music, performing arts and contemporary visuals.
As a visual artist, he has exhibited individually and collectively since 2007.
His work has been presented in Portugal, Spain, France, Belgium, Poland, the Netherlands, United Kingdom, Italy, Sweden, Austria, Estonia, Romania, Brazil, Chile and Uruguay.
He was awarded 1st Prize at the 34th International Competition of Electroacoustic Music and Sonic Art / Bourges - 5th category: music work for dance or theater - promoted by IMEB with the piece “Subterrínios do Corpo”
The following are among his latest works:
Dança de Materiais Inertes - # 5Balancé [installation] and # 4Ar [show and installation]
“Π_ano PRE CAU TION PER CU SSION ON SHORT CIRCUIT” - SHHpuma publisher
ISAsoundbox “Sound Stippling” at NaturLese-Museum - Austria
SAS Orkestra de Rádios [Palvão Albino]
SYN.Tropia concert dance for the deaf and other auditions
Exhibions: Silêncio e Sinestesia and Null Allele and Frequency at [Mute Galery]
Collective exhibition Musas Inspiradoras, Casa da Cerca, Almada
In 2021 we will celebrate the 10 anniversary of the c_Vib project in circulation since 2011.
He lives and works in Lisbon.