top of page

SOBRE A COLEÇÃO

about the collection 

Dança de Materiais Inertes é uma coleção de peças da autoria de Marta Cerqueira (bailarina e coreógrafa) e de Simão Costa (pianista e compositor). A dupla procura explorar e investigar as dimensões em que o Som é Movimento e o Movimento é Som, na sua relação com a quietude e o silêncio.
 

Focados no desejo de desviar caminhos habituais das suas práticas, atravessam formatos próximos às artes visuais como campo expandido da pesquisa contemporânea nas artes performativas.
 

Propõem um olhar coreográfico, cinético e musical sobre coisas inertes.
 

A paixão pela causalidade e a necessidade de contemplação ativa dá o combustível a Simão e a Marta. Em paralelo com as suas carreiras a solo ou em diversos formatos e colaborações com outros criadores contemporâneos, nasce um território comum, uma poética partilhada.
 

Entre 2016 e 2021, foram criadas e apresentadas 6 peças (espetáculos e instalações). #1Vento , #2Placas Tectónicas, #3Movediço, #4Ar, #5Balancé e #6Propagação.

 

 

6 pieces are presented (2016-2020): #1Vento, #2Placas Tetónicas, #3Movediço, #4Ar, #5Balancé and #6Propagação.
This artwork is inspired on inert matter when put in motion mostly by using sound or a mechanical means.  It seeks to explore and investigate choreographic dimensions in which sound is movement and movement is sound //in its relationship//in contrast// to stillness and silence.
These are performances and installations that aim to celebrate the joy of contemplation, the act of looking thoughtfully at something for a long time.

ENCOMENDAS | commissions
Largo Residências, Fundação Calouste Gulbenkian

APOIO | support
Fundação GDA, Oficinas do Convento, Dar a Ouvir/ Paisagens Sonoras da Cidade / Convento de S. Francisco, MUTE Gallery, Câmara Municipal de Lisboa.

Dança de Materiais Inertes integra o programa de atividades MãoSimMão-associação cultural, uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/ Direção-Geral das Artes no biénio 2023-2024.


AGRADECIMENTOS | thanks
EGEAC, Junta de Freguesia de Arroios, Bairro Intendente, Teatro da Voz, MSM Studio,
Convento da Saudação - Espaço do Tempo, HANGAR - Centro de Investigação Artística

bottom of page